Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

TCC

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 16h12 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 19h00 | Acessos: 830

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) previsto na UFRA é entendido como uma produção intelectual do aluno concluinte, possui caráter de disciplina obrigatória e caracteriza-se como uma fase de consolidação dos fundamentos científicos, técnicos e culturais do profissional da educação. O TCC deve ser considerado como um exercício de formulação e sistematização de ideias, de aplicação dos métodos de investigação científica, podendo assumir a forma de uma revisão de literatura publicada sobre um assunto, de uma discussão teórica e crítica sobre um tema doutrinário, proposta de uma tecnologia ou uma técnica pedagógica, questionáveis no meio docente, sem exigência de originalidade ou aprofundamento complexo.

A área temática poderá configurar-se no âmbito de um conteúdo, abranger um conjunto de conteúdos que caracterizem uma nítida oportunidade de conhecimentos do ponto de vista científico, situar-se em uma área de concentração da formação do professor ou versar sobre um assunto conexo aos estudos teóricos, básicos ou profissionalizantes, desenvolvidos no contexto do curso.

Pelo Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRA o Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido em forma de monografia, sob a orientação de um docente por ele escolhido e aprovado pela Comissão de TCC e Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES), com conteúdo fixado e regulamentado, contendo critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação e diretrizes técnicas relacionadas à sua elaboração.

As áreas temáticas em que poderão ser realizados os Trabalhos de Conclusão Curso do curso de Licenciatura em Computação já estão definidas neste Projeto e estão em consonância com os eixos temáticos do curso. 

Finalizando o trabalho, o aluno concluinte que tenha obtido frequência mínima de 75% nas atividades de orientação programadas por seu orientador, solicitará a CTES que estabeleça a data de apresentação, em sessão pública, perante uma Comissão Examinadora (Banca Examinadora) constituída do Professor Orientador e de dois Professores que dominem o assunto versado no trabalho. 

  • Ao avaliar o trabalho a Banca Examinadora levará em conta:
  • A produção intelectual e a produção pessoal individual do aluno;
  • Ocorrência de “plágio”;
  • Domínio do tema abordado pelo autor;
  • Capacidade do aluno de formulação e sistematização das ideias;
  • Aplicação adequada da metodologia científica, seguindo as orientações das “Diretrizes para Elaboração de Monografias da UFRA”;
  • Discussão e a racionalidade dos resultados apresentados;
  • Habilidade de redigir e de se expressar corretamente.    

 

 Regulamento:

 

Calendário:

 

 Manual para Formatação do TCC: 

 

Anexos:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página